Páginas

03 abril 2011

0

Como lidar com a gagueira infantil

É muito comum as crianças que sofrem com a gagueira serem alvos de brincadeiras sem graça dos amiguinhos. Mas o problema, que pode afetar diretamente a autoestima, tem cura. E quanto antes for tratado, melhor. Veja o que fazer.


1- Causas


A gagueira costuma se manifestar entre os 2 e os 4 anos. Segundo a fonoaudióloga Viviane Fontes, a herança genética é responsável por cerca de 55% dos casos, e 45% são consequência de lesões neurológicas. 

2- Contato visual

Transforme o momento de fala do seu filho em algo agradável. Olhe para a criança quando ela estiver falando. Mostre interesse pelos assuntos dela e deixe claro que você gosta de escutar o que ela tem para dizer.

3- Relax total

Fale calmamente com seu filho, devagar e relaxado.

4- Sem pressa

Espere alguns segundos depois que a criança acabar de falar para começar a responder, pois assim ela vai perceber que não precisa ter pressa para dizer o que deseja. Não complete as frases dela.

5- Atividades calmas

Nos dias em que seu filho gaguejar muito, faça atividades calmas para tranquilizá-lo.

6- Autoestima

Nunca chame a criança de gaga, nem deixe os outros chamarem. Elogie seu filho sempre que possível! Melhore a autoestima dele. Elogie suas qualidades, seus desenhos, suas boas ações e seu bom comportamento.

7- Tratamento

Os pais devem ficar alertas e procurar um fonoaudiólogo especializado em gagueira logo após o aparecimento dos primeiros sintomas na criança. O profissional indicará o melhor tratamento a seguir.
http://www.extraexplica.com.br/educacao/como-lidar-com-a-gagueira-infantil/

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fiquei muito feliz com a sua visita. Espero que tenha gostado e volte sempre!!!

Design: Coisas simples me encantam | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012