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14 abril 2011

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A importância da Leitura

As crianças devem sempre ter a possibilidade de contactar com os livros, pois através deles consegue-se grande evolução no desenvolvimento infantil



Todos nós decerto nos lembramos de como gostávamos de ouvir histórias contadas pelos nossos pais ou pelos nossos avós quando éramos pequenos. Quantas vezes a hora de ir para a cama era acompanhada de um bom livro, cuja história se ouvia com tanto prazer que rapidamente se adormecia, sonhando e imaginando que a mesma fazia parte da nossa vida e que todos aqueles personagens de contos de fadas pertenciam à nossa família ou círculo de amigos.

No entanto, hoje em dia, muitas vezes devido à falta de tempo, as crianças são muitas vezes privadas desta tão prazenteira actividade que, apesar de em contexto escolar ser muitas vezes utilizada, em casa não é tão comum quanto seria desejável. Cada vez ouve-se mais pais a comentar entre si que os filhos adormecem diariamente a ver televisão.

Não sou contra a que as crianças passem algumas horas em frente ao pequeno ecrã, mas nós, pais e educadores, devemos ter muito cuidado com o que elas vêem, pois adormecer na presença de certos desenhos animados é meio caminho andado para noites com pesadelos, medos, receios e muitas outras coisas de que infelizmente e cada vez mais as nossas crianças padecem.

A palavra é um instrumento mágico, pois através dela podemos incutir nas crianças bem-estar, prazer, satisfação e até conhecimento. Através da leitura podemos levar a criança não só a ter contacto com os livros, com a palavra e com as letras, mas principalmente conduzi-la a um mundo imaginário, onde ela possa encontrar personagens e situações diferentes daquelas que vive habitualmente.

É na infância que as crianças têm a melhor oportunidade para ter acesso a leituras sem sensacionalismo, como as que nós adultos encontramos nas bancas de jornais e revistas. É nesta fase que elas melhor a absorvem, tirando partido do seu grande conteúdo imaginativo que as ajuda não só na interiorização das palavras e das letras mas também no seu processo de crescimento interior, respeitando as diferenças e as vivências de cada um, muitas vezes relatadas nos livros.

A leitura tem ainda grande influência na forma de encarar a vida, pois com ela a criança exercita a realidade através da fantasia, contos, fábulas, poesias, cantigas e poemas.

Quando as crianças são muito pequenas, o nosso papel é fundamental para que elas ganhem o gosto pelos livros e pela leitura, mas nunca devemos deixar de acompanhá-las, mesmo quando são mais crescidas, para que sintam sempre da nossa parte grande envolvimento nas suas descobertas, aprendizagens e capacidade de imaginação.

Sempre que possível, devemos cultivar na criança não só o prazer de ouvir histórias, mas também de as escolher, tendo elas a iniciativa e a responsabilidade pelas suas escolhas.

Cecília Meireles, poetisa, professora e jornalista brasileira, disse um dia: “ Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira uma criança livremente descobriu e pelo qual se encantou, mesmo sem figuras nem extravagâncias, tendo por isso esquecido as horas, os companheiros, a merenda… tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal!”.

Na realidade, quando a criança escolhe um livro por iniciativa própria, recorrendo apenas à capa e à imagem quando é mais pequena e posteriormente ao título, é sinal de que este livro tem com certeza dentro de si muita magia, magia essa que leva a criança ao tal mundo mágico onde ela se imagina e se revive e principalmente se sente feliz.

Em contexto escolar os livros fazem parte do dia-a-dia. Crianças e adultos partilham os seus livros, as suas histórias e tudo o que os rodeia. É fantástico ter o privilégio de ver crianças com dois anos de idade a contarem histórias umas às outras, tendo o livro na mão e a sua imaginação ao rubro, olhando apenas para as figuras e criando a sua própria história muitas vezes completamente diferente do que na realidade está escrito.

Verdade seja dita que, muitas vezes, nós educadores também somos “apanhados” pelas crianças nos nossos momentos de imaginação e divagação, pois quando contamos a mesma história mais do que uma vez corremos logo o risco de elas nos chamarem a atenção para o facto de termos mudado este ou aquele parágrafo, esta ou aquela frase ou ainda termos saltado uma página que, sabe-se lá por que motivo, ficou perfeitamente retida na sua memória.

É bem verdade que a leitura está sempre presente na nossa vida e é através dela que temos contacto com muitas realidades, boas ou más, que muitas vezes nos passam despercebidas. As crianças devem ter a possibilidade de contactar com os livros, com a leitura e com todo o seu potencial, pois através dela consegue-se grande evolução e progresso no desenvolvimento infantil.

Aos pais e educadores

Não se esqueçam de que a Leitura constitui um dos bens mais preciosos da educação. Apesar de hoje em dia termos ao nosso alcance muitas ferramentas de trabalho novas, não há nada mais valioso do que a capacidade de imaginar que cada um tem dentro de si, que com a ajuda do dom da palavra no momento exacto pode levar as crianças de hoje a serem adultos felizes e realizados amanhã.
Por Dina Florêncio, Educadora de Infância

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