Páginas

18 novembro 2014

0

8 dicas para um Ano Novo seguro com as crianças

Sol forte, barulho dos fogos, praia lotada, beira da piscina e até alimentos errados. Veja os cuidados que você deve ter para aproveitar melhor a virada do ano


O ano novo pode ser uma ótima diversão para as crianças de todas as idades. Mas é preciso tomar alguns cuidados para que a virada do ano seja tão especial quanto você planejou para toda a sua família. E para começar o ano com o pé direito, confira as nossas dicas para dar tudo certo:
- No dia 31, estenda um pouco a soneca das crianças para que elas aguentem ficar acordadas até a meia noite. Não se preocupe: apenas um dia não é suficiente para desregular os horários dos pequenos, e fugir um pouco da rotina comum vai ser bom.
A mesma coisa serve para a ceia de ano novo: atrase o lanche da tarde, e caso a criança fique com fome, ofereça a ela comidas mais leves, como frutas e torradas.
- A partir de 2 anos, a criança entende o que são os fogos. Explique que a família vai estar reunida para ver o céu vai brilhar. Fiquem abraçados na contagem regressiva.
- Não é recomendado ficar com os bebês menores de um ano durante a queima de fogos já que o barulho pode incomodá-los. Uma formar de proteger o ouvido é com o uso dos protetores auriculares.
Cuidado com a alimentação dos bebês: fique de olho caso outras pessoas tentem dar comidas diferentes para os pequenos, principalmente os menores de 1 ano. Alimentos como frutos do mar e carne de porco estão fora de questão, já que o intestino dos bebês ainda não está maduro o suficiente, fazendo com que eles passem mal.
- Sempre ofereça líquidos como água, sucos e água de coco. Na época de muito calor, é comum que as crianças fiquem desidratadas.
- Com as crianças mais velhas, que adoram ver os fogos, nunca deixe que elas fiquem muito próximas ao local de lançamento. As famílias que passam o ano novo na praia, ou em lugares com multidões precisam ficar de olho e nunca tirar as crianças de vista.
Nos hospitais, ocorrências com acidentes na beira de piscina, desidratação e queimaduras de sol são comuns nesta época do ano. Portanto, cuidado redobrado, principalmente se a criança ainda não aprendeu a nadar. E nunca se esqueça de passar protetor solar e reaplicar a cada duas horas.
Fonte: Lucília Faria, pediatra, coordenadora da UTI pediátrica do Hospital Sírio-Libanês (SP)

Design: Coisas simples me encantam | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012