As crianças devem sempre ter a possibilidade de contactar com os livros, pois através deles consegue-se grande evolução no desenvolvimento infantil
Todos nós decerto nos lembramos de como gostávamos de ouvir histórias contadas pelos nossos pais ou pelos nossos avós quando éramos pequenos. Quantas vezes a hora de ir para a cama era acompanhada de um bom livro, cuja história se ouvia com tanto prazer que rapidamente se adormecia, sonhando e imaginando que a mesma fazia parte da nossa vida e que todos aqueles personagens de contos de fadas pertenciam à nossa família ou círculo de amigos.
No entanto, hoje em dia, muitas vezes devido à falta de tempo, as crianças são muitas vezes privadas desta tão prazenteira actividade que, apesar de em contexto escolar ser muitas vezes utilizada, em casa não é tão comum quanto seria desejável. Cada vez ouve-se mais pais a comentar entre si que os filhos adormecem diariamente a ver televisão.
Não sou contra a que as crianças passem algumas horas em frente ao pequeno ecrã, mas nós, pais e educadores, devemos ter muito cuidado com o que elas vêem, pois adormecer na presença de certos desenhos animados é meio caminho andado para noites com pesadelos, medos, receios e muitas outras coisas de que infelizmente e cada vez mais as nossas crianças padecem.
A palavra é um instrumento mágico, pois através dela podemos incutir nas crianças bem-estar, prazer, satisfação e até conhecimento. Através da leitura podemos levar a criança não só a ter contacto com os livros, com a palavra e com as letras, mas principalmente conduzi-la a um mundo imaginário, onde ela possa encontrar personagens e situações diferentes daquelas que vive habitualmente.
É na infância que as crianças têm a melhor oportunidade para ter acesso a leituras sem sensacionalismo, como as que nós adultos encontramos nas bancas de jornais e revistas. É nesta fase que elas melhor a absorvem, tirando partido do seu grande conteúdo imaginativo que as ajuda não só na interiorização das palavras e das letras mas também no seu processo de crescimento interior, respeitando as diferenças e as vivências de cada um, muitas vezes relatadas nos livros.
A leitura tem ainda grande influência na forma de encarar a vida, pois com ela a criança exercita a realidade através da fantasia, contos, fábulas, poesias, cantigas e poemas.
Quando as crianças são muito pequenas, o nosso papel é fundamental para que elas ganhem o gosto pelos livros e pela leitura, mas nunca devemos deixar de acompanhá-las, mesmo quando são mais crescidas, para que sintam sempre da nossa parte grande envolvimento nas suas descobertas, aprendizagens e capacidade de imaginação.
Sempre que possível, devemos cultivar na criança não só o prazer de ouvir histórias, mas também de as escolher, tendo elas a iniciativa e a responsabilidade pelas suas escolhas.
Cecília Meireles, poetisa, professora e jornalista brasileira, disse um dia: “ Ah! Tu, livro despretensioso, que na sombra de uma prateleira uma criança livremente descobriu e pelo qual se encantou, mesmo sem figuras nem extravagâncias, tendo por isso esquecido as horas, os companheiros, a merenda… tu, sim, és um livro infantil, e o teu prestígio será na verdade, imortal!”.
Na realidade, quando a criança escolhe um livro por iniciativa própria, recorrendo apenas à capa e à imagem quando é mais pequena e posteriormente ao título, é sinal de que este livro tem com certeza dentro de si muita magia, magia essa que leva a criança ao tal mundo mágico onde ela se imagina e se revive e principalmente se sente feliz.
Em contexto escolar os livros fazem parte do dia-a-dia. Crianças e adultos partilham os seus livros, as suas histórias e tudo o que os rodeia. É fantástico ter o privilégio de ver crianças com dois anos de idade a contarem histórias umas às outras, tendo o livro na mão e a sua imaginação ao rubro, olhando apenas para as figuras e criando a sua própria história muitas vezes completamente diferente do que na realidade está escrito.
É bem verdade que a leitura está sempre presente na nossa vida e é através dela que temos contacto com muitas realidades, boas ou más, que muitas vezes nos passam despercebidas. As crianças devem ter a possibilidade de contactar com os livros, com a leitura e com todo o seu potencial, pois através dela consegue-se grande evolução e progresso no desenvolvimento infantil.
Aos pais e educadores
Não se esqueçam de que a Leitura constitui um dos bens mais preciosos da educação. Apesar de hoje em dia termos ao nosso alcance muitas ferramentas de trabalho novas, não há nada mais valioso do que a capacidade de imaginar que cada um tem dentro de si, que com a ajuda do dom da palavra no momento exacto pode levar as crianças de hoje a serem adultos felizes e realizados amanhã.
Por Dina Florêncio, Educadora de Infância
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Olá! Fiquei muito feliz com a sua visita. Espero que tenha gostado e volte sempre!!!