Páginas

03 setembro 2010

1

Colorindo conforme a legenda

0

Atividades de coordenação motora

As atividades de coordenação ampla ou geral visam harmonizar os movimentos dos grandes músculos. As habilidades a serem desenvolvidas são:

* Locomotoras
As atividades locomotoras possibilitam ao corpo se deslocar no espaço. Envolvem atividades de rolar para frente, para trás, para o lado rastejar, caminhar, correr, saltar e saltitar.

* Não - locomotoras
As atividades não - locomotoras não envolvem mudança de um ponto para outro no espaço. Exemplos: equilibrar, flexionar, estender, torcer, balançar, chacoalhar, girar e relaxar.

* Manipulativas
As atividades manipulativas envolvem o manejo ou manuseio de objetos. Exemplos: carregar, chacoalhar,balançar, levantar, empurrar, puxar, equilibrar (habilidades que envolvam contato), bater, chutar, arremessar, rebater, pegar e pendurar.
Atividades locomotoras


- Caminhar livremente sem esbarrar nos colegas;
- Caminhar sobre linhas desenhadas no chão;
- Caminhar primeiro de olhos abertos e, em seguida, de olhos fechados;
- Caminhar na ponta dos pés;
- Caminhar como um anão e como um gigante;
- Caminhar atravessando obstáculos;
- Saltar só com o pé direito, depois só com o pé esquerdo, com movimentação acelerada e lentamente.
- Saltar obstáculos, ora pisando em todos, ora saltando um, saltando dois etc.
- Saltar desviando de obstáculos;
- Saltar para dentro de um arco e depois para fora dele;
- Saltar no mesmo lugar, com os pés juntos: para frente, para trás, para um dos lados, para o outro;
- Saltar uma corda balançando: com os pés juntos, alternando um pé e outro;
- Correr, livremente, movimentando todo o corpo;
- Correr, acompanhando o ritmo de palmas;
- Correr, chutando um objeto;
- Correr com um colega: lado a lado, atrás dele, segurando nos ombros como um trenzinho;
- Correr, transportando um recipiente plástico cheio de água sem derrubar o líquido;

Atividades não-locomotoras
- Balançar partes do corpo, exemplos: balançar somente os braços, só uma perna, só a cabeça;
- Equilibrar-se com os braços erguidos e os olhos fechados;
- Equilibrar-se na ponta dos pés;
- Flexionar as pernas, braços e tronco;

Atividades manipulativas
- Passar uma bola, sucessivamente, por entre as pernas, primeiro sob a direita, depois sob a esquerda, por cima da cabeça e entre as pernas novamente;
- Jogar uma bola a um colega, agachando-se, aumentando e diminuindo a distância;
- Arremessar a bola a um colega, deixando-a dar dois piques no chão;
- Andar, com as pernas abertas, sobre uma corda esticada no chão;
- Passar sob uma corda, que dois colegas seguram, sem encostar-se a ela;
- Jogar com um colega, ambos parados, usando as duas mãos. Variar a atividade continuando o lançamento, ambos em movimento e usando só uma das mãos.

0

Combinando as cores


Cores Primárias

As cores primárias são: vermelho, amarelo e azul. São consideradas as primeiras cores. São as cores mais puras que existem. Com a mistura delas, a gente pode criar qualquer cor. Toda pintura que você faz sempre tem alguma das cores primárias.

Cores Secundárias

As cores secundárias são formadas pela mistura de duas cores primárias. As cores secundárias são: verde, roxo e laranja. O azul misturado com o amarelo origina o verde; o azul misturado com o vermelho origina o roxo e o vermelho misturado com o amarelo origina o laranja.

Cores Terciárias

As cores terciárias resultam da mistura de uma cor primária com uma ou duas cores secundárias. São todas as outras cores, como o marrom que é a mistura de amarelo ou vermelho com preto.

Cores Neutras

As cores neutras são usadas para complementar uma cor desejada, sendo que as cores neutras têm pouco reflexo. Entre as cores neutras podemos citar o branco, os tons de cinza, preto e marrons.

Cores Quentes e Cores Frias

As cores quentes são associadas ao sol e ao fogo: amarelo, laranja e vermelho. As cores frias são associadas à água, ao gelo, ao céu e às árvores: violeta, azul e verde. As cores quentes são consideradas excitantes e as cores frias calmantes.
Atividades: Experimente combinar as cores em uma folha A4 ou A3. As crianças irão adorar as novas descobertas

0

Pinte os meios de comunicação

Design: Coisas simples me encantam | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012