Páginas

03 abril 2011

0

Como lidar com a gagueira infantil

É muito comum as crianças que sofrem com a gagueira serem alvos de brincadeiras sem graça dos amiguinhos. Mas o problema, que pode afetar diretamente a autoestima, tem cura. E quanto antes for tratado, melhor. Veja o que fazer.


1- Causas


A gagueira costuma se manifestar entre os 2 e os 4 anos. Segundo a fonoaudióloga Viviane Fontes, a herança genética é responsável por cerca de 55% dos casos, e 45% são consequência de lesões neurológicas. 

2- Contato visual

Transforme o momento de fala do seu filho em algo agradável. Olhe para a criança quando ela estiver falando. Mostre interesse pelos assuntos dela e deixe claro que você gosta de escutar o que ela tem para dizer.

3- Relax total

Fale calmamente com seu filho, devagar e relaxado.

4- Sem pressa

Espere alguns segundos depois que a criança acabar de falar para começar a responder, pois assim ela vai perceber que não precisa ter pressa para dizer o que deseja. Não complete as frases dela.

5- Atividades calmas

Nos dias em que seu filho gaguejar muito, faça atividades calmas para tranquilizá-lo.

6- Autoestima

Nunca chame a criança de gaga, nem deixe os outros chamarem. Elogie seu filho sempre que possível! Melhore a autoestima dele. Elogie suas qualidades, seus desenhos, suas boas ações e seu bom comportamento.

7- Tratamento

Os pais devem ficar alertas e procurar um fonoaudiólogo especializado em gagueira logo após o aparecimento dos primeiros sintomas na criança. O profissional indicará o melhor tratamento a seguir.
http://www.extraexplica.com.br/educacao/como-lidar-com-a-gagueira-infantil/
0

O que fazer quando o filho começa a fumar

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), cerca de 50% dos jovens que experimentam cigarro vão se tornar dependendes da nicotina. São necessários apenas cem cigarros ou cinco maços para passar de experimentador a usuário. Mais de de 90% dos fumantes adquiriram este hábito antes dos 18 anos. Veja o que fazer ao descobrir que seu filho ou sua filha começou a fumar.


1 - Conscientização


Os pais devem conscientizar os filhos sobre os riscos do hábito de fumar para a saúde. Se forem fumantes, devem evitar fumar na presença de crianças e pré-adolescentes.

2- Parar de fumar

A maioria das pessoas, cerca de 90%, consegue deixar o vício de fumar por conta própria. Nos casos mais graves, os médicos indicam psicoterapia e uso de produtos como adesivos de nicotina para tratar a dependência. Mas só devem ser usados sob supervisão médica, para evitar o risco de superdosagem, que pode trazer consequências graves. O adolescente tem mais dificuldade para deixar o cigarro que o adulto. Mas, quanto mais vezes tentar, maior a chance de vencer o vício.

3- Cigarro de Bali

Alguns adolescentes preferem fumar os cigarros de Bali, encontrados nos sabores de chocolate, menta, tutti-frutti e banana. Os pais devem alertar seus filhos que este tipo de cigarro é tão prejudicial à saúde quanto os cigarros comuns. O uso de cigarro light também causa danos, porque o jovem termina fumando mais até satisfazer a sua dependência.

4- Exemplo

Os médicos do Inca afirmam que pais fumantes e pressão dos amigos são fatores determinantes que levam um jovem a fumar.

5- Glamour do cigarro

As propagandas de cigarro encorajam o jovem a fumar e muitos acreditam no glamour do cigarro. Os pais devem explicar que fumar é um hábito prejudicial à saúde, desagradável e deselegante.

6- Primeira vez

Evite que o seu filho experimente o primeiro cigarro. Segundo médicos do Inca, 50% dos jovens que experimentam cigarro deverão se tornar dependentes num prazo de um ano.
Design: Coisas simples me encantam | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012