Páginas

21 abril 2013

1

Proteja seu filho das doenças típicas do outono com dicas de especialista

Espirros e dores de garganta não são os únicos incômodos. Infecções também perturbam os pequenos


Ainda que aquele friozinho gostoso de outono não tenha chegado para valer, é importante saber que a época marcada pelas baixas temperaturas oferece aos adultos e, principalmente às crianças, uma série de riscos de contrair doenças respiratórias. Além disso, dores de ouvido e inflamações da garganta também aparecem com frequência.
O DaquiDali conversou com Simone Aguiar, pediatra do Hospital Samaritano de São Paulo, para saber, inicialmente, qual a real diferença entre gripe e resfriado. “O resfriado é uma infecção mais simples que a gripe, na maioria das vezes causada pelo rinovírus. Os sintomas são: coriza, voz rouca, febre baixa, dor no corpo, dor de cabeça e diminuição do olfato. A gripe é uma doença mais séria, pode ser grave e levar à pneumonias e, eventualmente, ao óbito. Ela apresenta os mesmos sintomas do resfriado, porém com maior intensidade”.
Se existe um tratamento específico para esses males, a pediatra afirma que não. “Tanto a gripe como o resfriado são doenças causadas por vírus e por isso devem ser cuidadas com sintomáticos, como antitérmicos e analgésicos, assim como uma boa alimentação e hidratação. O processo é autolimitado, dura de três a quatro dias. Após esse período, caso não tenha melhora, a criança deve ser levada ao seu pediatra para uma avaliação quanto à possibilidade de uma infecção secundária, como por exemplo, pneumonia, amigdalite e ou otites”, explica a médica.
Os principais sintomas das doenças mais comuns do outono, segundo a pediatra:
Resfriado: coriza, febre baixa, dor de cabeça e rouquidão;
Gripe: dor de cabeça, calafrio, dor de garganta, febre elevada e sudorese

Outras doenças
Asma: crises de broncoespasmo, caracterizada por tosse, dispnéia, sibilância e dor torácica;
Bronquiolite: complicação nos lactentes pós-resfriado, caracterizada por febre baixa, dispnéia, hipersecreção pulmonar e sibilância, na maioria das vezes causadas pelo vírus sincicial respiratório;
Rinite: coriza, espirros, coceira no nariz e nariz entupido;
Sinusite: dor de cabeça na testa ou entre os olhos.

Tratamentos e prevenções
Uma das melhores formas de prevenção para os males do frio é preferir locais arejados, abrir janelas em ônibus, metrô ou outros pontos de aglomeração e deixar o filtro do ar condicionado sempre limpo. “Nessa época deve-se evitar locais fechados”, diz a doutora Simone. Ela também frisa que ter uma alimentação rica em vitaminas e nutrientes é fundamental para o aumento da imunidade da criança. Por isso, neste período, vale investir em um cardápio com frutas, verduras, cereais, carnes e peixes. 

Ações de higiene também são importantes, portanto, antes de qualquer refeição, ou todas as vezes que precisar, não se esqueça de lavar sempre as mãos. Quando isso não for possível, aplique uma pequena quantidade de álcool gel para eliminar as bactérias, ensina a especialista.
Para uma prevenção ainda mais eficaz contra a gripe, a médica indica a vacina. “É eficaz e deve ser tomada anualmente".  Para outras doenças, a doutora indica o acompanhamento de especialistas. "Asma e da rinite, doenças hereditárias que podem apresentar períodos de agudização (quadro agudo) nessa época, devem ser acompanhada para tratamento de prevenção, com uso de medicações profiláticas, quando indicado”, diz. Aurora Aguiar
fonte:http://daquidali.com.br/conversa-de-mae/   - perkmeup/ Stock Photo




Design: Coisas simples me encantam | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012