Páginas

11 abril 2011

0

Alimentação

Bento, as marmitas de origem japonesa, chegaram por aqui

Como deixar a lancheira mais apetitosa, nutritiva e divertida? É exatamente essa a ideia do bento (fala-se bentô), uma espécie de marmita inventada no Japão e que já tem muitos adeptos no Ocidente. Na prática, os alimentos são cortados e montados de forma criativa e temática. A fórmula foi adotada por muitas mães mundo afora para convencer os pequenos a se deliciarem com brócolis, cenoura e rabanete na hora do lanche. As mães que seguiram as dicas de preparo do bento dizem que as crianças amam e se deliciam com cada um dos legumes. Descubra, a seguir, como montar uma dessas marmitas.

1. Versão ocidental

Por ter surgido no Oriente, os bentos tradicionais são feitos principalmente com arroz, carne, conserva ou legumes cozidos. Você pode abrasileirar seu bento usando ingredientes do dia a dia, como legumes crus (cenoura, pepino) e frutas frescas (carambola, manga, morango). O que vale aqui é a criatividade, que, no caso do bento, se traduz na maneira como você apresenta esses alimentos à criança. Tudo deve ser pequeno o suficiente para que ela pegue com as mãos e deve ter um formato lúdico. Só tome cuidado para não exagerar nas quantidades. Lembre-se de que o objetivo é transformar a comida diária em um motivo de diversão.
2. Lancheiras próprias

Já é possível encontrar no mercado lancheiras específicas para o bento que vêm dividas em compartimentos. Se você não tem uma dessas, improvise usando uma vasilha quadrada com tampa e arrume a comida de forma divertida. O segredo é escolher alimentos coloridos para dar um contraste. E, para evitar que a comida desmonte do caminho de casa até a escola, o ideal é preencher todos os espaços entre os alimentos. Use salada, que é leve e ajuda a decorar.

3. Cuidado com as misturas

Tome cuidado para não misturar paladares diferentes. Doce e salgado devem ficar nitidamente separados dentro do bento. Você pode decorar de acordo com um tema. Faça rostos de animais ou outras figuras com a comida. Corte frutas e vegetais em formato de estrelas, corações e outros símbolos – para isso, use moldes de fazer biscoitos.

4. Tempo e paciência

Como você deve ter percebido, o bento não é algo rápido de fazer. Por isso, reserve tempo. A pressa não combina com essa atividade. Além de melhorar a alimentação do seu filho, montar o bento é uma ótima terapia. Dica importante: deixe a comida esfriar antes de fechar o bento. Caso contrário, o vapor dos alimentos pode ensopar a comida e desmanchar os desenhos.

5. Muita cor
Na hora de montar o bento, você deve ficar atenta ao visual. “Quanto mais colorido, mais nutritivo. O ideal é sempre colocar alimentos de cores variadas, como verdes, laranjas, vermelhos e brancos”, sugere a nutricionista Daniela Jobst. Isso, claro, desde que a criança goste dos alimentos.
6. Atenção no preparo
Tome cuidado para escolher comidas que não estragam facilmente e que sejam rápidas de preparar. Pense também na praticidade na hora de seu filho comer. A nutricionista Daniela Jobst sugere alguns ingredientes: bisnaguinha integral com peito de peru, pão francês integral com geleia de morango, barrinha de cereal, bolo de cenoura com nozes, água de coco e chá de camomila.

7. Saudável desde pequeninos
Segundo a nutricionista Daniela Jobst, “o bento ajuda a melhorar o hábito alimentar das crianças, fazendo com que aprendam a comer de forma mais saudável desde cedo”. E isso, claro, tem consequências lá na frente. Um cardápio rico em frutas, legumes, verduras e pratos integrais reduz as chances de a criança se tornar um adulto obeso e desenvolver, no futuro, problemas cardiovasculares e mesmo o diabete. “A boa alimentação aumenta até mesmo a sociabilidade da criança, pois ela fica mais aberta a experimentar novos alimentos, trocar com os colegas e, com isso, fazer amigos”.

8. Dicas de quem faz
A israelense Ilil Ziv, mãe de três filhos com idades entre 1 e 5 anos, tem o costume de fazer bento para as crianças. “Eu comecei a prepará-los faz poucos meses. Minha ideia era tornar o momento da refeição mais divertido”, ela conta. Para aprender e se inspirar, Ilil corre atrás de informações na internet e chegou a criar seu próprio site. “Acho que o segredo é fazer o bento com comidas que seus filhos gostem. Uma vez ou outra, é possível tentar introduzir um alimento novo, mas sem forçar a criança a comê-lo”, explica. Ilil não faz o bento todo dia, pois é preciso tempo e paciência, ainda mais para três filhos. Mas ao menos uma vez por semana ela se dedica a isso e as crianças adoram a novidade.























 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá! Fiquei muito feliz com a sua visita. Espero que tenha gostado e volte sempre!!!

Design: Coisas simples me encantam | Tecnologia do Blogger | Todos os direitos reservados ©2012